Primeiramente, a retífica de virabrequim é realizada por profissionais altamente capacitados. Dessa forma, com qualidade e garantia nas peças utilizadas durante a manutenção, a Vienco do Brasil possui equipamentos com capacidade para remanufaturar virabrequins até 3.500 mm. Com a mesma têmpera do fabricante, a nossa equipe consegue retificar a peça até a última medida.
Geralmente, nomes como árvore de manivela, árvore de cambota ou girabrequim são alguns dos diversos nomes dados ao virabrequim. Aliás, nome derivado do francês.
Para quem não sabe, o virabrequim é considerado um dos principais componentes de um motor de combustão interna. Por isso, podemos dizer que a sua função é converter o movimento linear do pistão em movimento rotativo do volante, ou seja, ele recebe as forças geradas pelo movimento dos pistões e transforma em torque.
O ideal para fazer a retifica do virabrequim é a cada 200 mil Km, devido a utilização do motor, alta temperatura, atrito das peças, terreno e o desgaste. Contudo, em alguns casos, o que conta é o mau uso do carro, em que a vida útil pode chegar somente aos 50 mil quilômetros.
Sim, a nossa empresa trabalha com os 2 tipos de virabrequins, ou seja, de um lado temos o fundido, que é para motor a gasolina, GNV, álcool ou diesel; e o forjado, para veículos de competição ou de performance. Exemplo disso, o avião.
Não! Primeiramente, a nossa equipe desenvolve retíficas para motores de pequeno e grande porte. Em segundo plano, trabalhamos com motores de veículos, caminhões, barcos, trens, tratores e geradores.
Neste item, podemos dizer que um dos sinais mais comuns é quando o veículo consome combustível e óleo em excesso, barulhos metálicos, superaquecimento do motor, presença de metais ou água no óleo lubrificante. Por isso, a Vienco do Brasil sempre alerta: rodar com o virabrequim danificado pode prejudicar demais peças do seu veículo, ou seja, encarecer o seu orçamento.
De maneira geral, depende muito do estado da peça. Entretanto, hoje em dia é comum realizar o reparo do virabrequim. Ao identificar a parte danificada é possível retificar os colos do virabrequim, fazer a manutenção nas folgas axiais e até mesmo desempenar o eixo. Tudo isso porque tem que ser feito em uma oficina de confiança e que trabalhe com produtos de alta qualidade. Agora, como conclusão, nada melhor que a compra de uma peça nova.
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